O compromisso é a base de todo relacionamento,quer aqui na terra, quer no céu. O livro de Rute tras o conceito celeste de aliança para a vida aqui na terra A declaração de compromisso de Rute (Rt 1.16-17) se referiu a acontecimentos, situações e relacionamentos que uniriam para sempre a vida das mulheres. Ela aceitou de bom grado um futuro incerto e, mediante juramento solene, se comprometeu não apenas com Noemi, mais também com Deus. Só aqui Rute usa o nome da aliança com Deus,Javé, em lugar de designação impessoal Eloim, mesmo que Noemi, Boaz e outros usassem o nome de Javé com frequência, tanto para abençoar como para fazer queixas. Rute passou a fazer parte oficialmente do povo cujo Deus era Javé. Ele havia se tornado Deus, bem como o Deus de Noemi, sendo testemunha presente e Juiz futuro de corações e de vidas que vai além do companehirismo passageiro.
Rute apegou-se a Noemi, em que a mesma palavra é traduzida por "ficarás"). Essa linguagem da aliança também é usada para descrever o relacionamento íntimo entre marido e mulher(Gn 2.24) e para retratar a fidelidade de Deus para com seu povo da aliança(Dt.10.20). Essa palavra descreve uma amizade mais chegada que o relacionamento entre irmãos.
Uma firme base de amor com propósito definido, seguida de consequentes atos de devoção, mostrou que o compromisso de Rute não era de meras palavras ou clichês, nem simples demonstração momentânia de emoção.Abrão deixou seu lar depois de receber uma ordem (Gn 12.1);Rute deixou sua terra natal pagã por sua própria iniciativa, apesar dos prtestos de sua sogra, a fim de se protrger sob as "asas" de Deus (Rt 2.12) Rute ofereceu sua vida primeiro a Noemi e, mais importante, a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário